https://images.unsplash.com/photo-1535224144809-6e323fbcb69c?ixlib=rb-0.3

O que é Meio Ambiente?

 

Meio ambiente é um sistema formado por seres vivos e não-vivos, por elementos naturais e artificiais relacionados entre si e que podem ser modificados pela ação do ser humano. Trata-se do condicionamento de varias formas de vida orgânica e inorgânica que interagem entre si em um equilíbrio harmônico; Envolve todas as ações que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida como um todo.

Todos os seres vivos, o solo, a água, o ar, os objetos físicos naturais ou fabricados pelo ser humano e elementos simbólicos como tradições regionais compõem o meio ambiente. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.

É o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos em seu equilíbrio, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas, de todos os fatores materiais e imateriais que afetam o equilíbrio do indivíduo e que vão desde a paisagem até à mentalidade da época. Sociólogos consideram o indivíduo como produto das suas relações sociais e que definem o meio ambiente.

As tecnologias que vão nos ajudar a salvar nosso planeta já estão disponíveis, atitudes simples no dia-a-dia fazem uma grande diferença, como o uso de energia limpa por exemplo.

È necessário que cada ser humano faça a sua parte, pois o planeta é de todos nós, todos dependemos da água, do ar, da terra, da luz e do calor do sól para viver; Os cientistas já provaram que á água potável é limitada e não infinita como se pensava. 

 

Qual a importância do meio ambiente?

Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenômenos físicos como ar, água, luz solar e clima, assim como energia, radiação, descarga elétrica, e magnetismo; ou seja; compreende todos os fatores que determinam as condições da existência de vida em nosso Planeta.

O equilíbrio do meio ambiente é fator primordial e essencial para a manutenção da vida sendo de vital importância sua conservação, restauração e preservação, dependendo desta condição a sobrevivência do próprio ser humano.

 

Quais fatores interferem no meio ambiente?

A exploração de combustíveis fósseis, geração de energia a partir de recursos naturais não renováveis, excesso de produção de lixo e falta de tratamento adequado dos resíduos domésticos, industriais e hospitalares, uso de produtos químicos nos processos de produção, queimadas, desperdício de água potável; A mudança de atitude é urgente, novos conceitos de sustentabilidade ecológica é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra.

É importante que a preservação do meio ambiente seja cada vez mais uma prioridade para os políticos no poder e de toda a sociedade para que a conservação do meio ambiente possa ser alcançada.

No Brasil existe a PNMA, que é a Política Nacional do Meio Ambiente. A PNMA define meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas

 

gallery/7a1ceytsunami

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 que o desequilíbrio do meio ambiente causa?

Um dos principais fatores causados pelo desequilíbrio ambiental é o efeito estufa, que provoca as mudanças climáticas e afeta o planeta como um todo; Com o aumento de gazes tóxicos na atmosfera a camada de ozônio é afetada diminuindo a proteção natural do Planeta contra a incidência dos raios solares que na medida certa sustenta a vida e em excesso provoca desequilíbrio no clima global.

Vários fenômenos destruidores como aumento do nível do mar pelo derretimento das geleiras polares, maremotos e tsunamis, extinção de varias espécies da flora e fauna, diminuição da produção agrícola mundial, entre outros, são exemplos de prejuízos caudados pelo desequilíbrio do meio ambiente.

É imprescindível preservá-lo e criar ações para o desenvolvimento sustentável das gerações atuais e das vindouras para manter a qualidade de vida, integrando o meio ambiente em harmonia com as pessoas; O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar os recursos naturais preservados.

Quais fatores beneficiam o meio ambiente?

O uso de energia limpa a renovável como energia solar e eólica; conservação de minas, nascentes e mata ciliar; diminuição de resíduos através de consumo consciente; preservação das florestas e proteção de espécies da flora e fauna silvestre

 A reciclagem é um processo de elevada relevância para a preservação do meio ambiente. Através da reciclagem, é possível diminuir a poluição do ar, água e solo. O grande desafio na área da reciclagem é conseguir educar os cidadãos para que compreendam que cada esforço, por menor que seja, tem um impacto positivo no meio ambiente, devendo cada cidadão fazer sua parte.

Cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas, desmatamentos; A preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade; A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente, desta forma, é importante saber instruir os cidadãos de várias idades, através de formação nas escolas e em outros locais; E principalmente cobrar dos governantes políticas públicas neste sentido.